O que acontece muito nesse panorama é a confusão entre peças gráficas publicitárias que são completamente diferentes. Vamos explicar o que é cada uma e quando e como usá-las.
Folder
O que é? A palavra "folder" vem do inglês "fold", que significa "dobra" ou "dobrar". Isso por si só já fala muito sobre a peça, porque significa que a peça pode (embora nem sempre tenha, dependendo do planejamento gráfico) ter dobras.Quando e como usar? Isso varia. É comum usar um folder quando se quer apresentar a empresa (folder insitucional), explicando como a empresa age e seus diferenciais. O folder pode ser usado também para apresentar um produto ou serviço e, dependendo do caso, fornecer detalhes sobre os valores desse produto ou serviço e possíveis planos de fidelidade, descontos e brindes. Entenda o folder como a sua arma numa visita. Use-o durante uma visita ao seu cliente, para exemplificar e ilustrar o seu trabalho. Deixe com ele a peça para que ele tenha uma maior pregnância da sua marca e também para que ele possa ler com calma e muitas vezes apresentar sua proposta para os sócios da empresa.
Características da peça: em geral são peças bem trabalhadas, impressas com mais qualidade, num papel mais rígido, muitas vezes até mesmo com laminação fosca para proteger e valorizar a peça. Pode ter várias páginas dependendo da necessidade do cliente e dos produtos e serviços que ele está oferecendo.
Panfleto
O que é? Também chamados flyers, são peças gráficas publicitárias simples, pequenas, compostas de uma só página impressa muitas vezes apenas na frente.Quando e como usar? Quando se é necessário anunciar um produto ou serviço em grande escala. Uma prática comum é deixar um número de panfletos em balcões de estabelecimentos (preferencialmente onde se tenha um público alvo em comum). Aqui vale lembrar que, embora também comum, contratar uma pessoa para distribuir panfletos na rua é uma prática extremamente intrusiva e deselegante e pode manchar a imagem da sua empresa. Se a pessoa for menor de idade, então, é pior ainda (além de ilegal). Faça uso do panfleto de forma estratégica: contenção de gastos (com folders, por exemplo), marketing cirúrgico (ou seja, deixar onde você sabe que há uma menor probabilidade do sujeito jogar a peça fora), etc.
Características da peça: é uma peça mais simples, geralmente num papel menos rígido e sem acabamentos. É comum para a contenção de gastos que haja impressão apenas em um lado da folha e, muitas vezes, que haja um número reduzido de cores.
Cartaz
O que é? O cartaz é uma peça publicitária de marketing passivo, ou seja, o público acessa o conteúdo por conta própria, sem a intervenção do anunciante. É uma peça preferencialmente grande, planejada para comunicação a distância e muitas vezes rápida.Quando e como usar? Esta é uma área onde há muita confusão. É comum que os clientes queiram que o cartaz faça a função do panfleto e comunique informações cruciais para um grande número de pessoas. Como uma peça de marketing passivo, deve-se entender que é o público que vai ao cartaz e não o inverso. Por isso, deve-se tomar cuidado para manter o cartaz limpo e chamativo, com uma mensagem objetiva. É comum encontrarmos cartazes com um volume reduzido de texto para encorajar uma comunicação rápida.
Use cartazes quando for necessário anunciar um produto, serviço ou mesmo uma ideia para uma grande quantidade de pessoas, em áreas cheias. Utilize em ambientes internos onde há um grande volume de pessoas para reforçar uma ideia sem ser intrusivo, ou para anunciar algo importante e chamar atenção do público.
Características da peça: tamanho grande, volume reduzido de texto e imagens chamativas e interessantes.
Espero que tenha ficado mais fácil compreender a função de cada peça e entender qual é a sua necessidade. Lembre-se que, na dúvida, o designer pode esclarecer muitas práticas. É bom observar também que, enquanto a confecção das peças gráficas é trabalho do designer gráfico, o profissional mais adequado para fazer um planejamento estratégico de comunicação é o publicitário, e que muitas agências de publicidade contam com designer gráficos para confeccionar e fazer o planejamento visual das peças.