terça-feira, 4 de setembro de 2012

Dircéia Cristina da Silva

Cliente: Dircéia, professora de piano
Data: Agosto de 2012
Demanda: Cartão de visitas

Dircéia é uma professora de piano que dá aulas particulares. No nosso país, o piano embora comum não é um instrumento muito popular, perdendo espaço para os violões e a percussão. Talvez por isso exista uma associação cultural do instrumento às classes mais bem-providas financeiramente.

Isso se coloca como obstáculo tanto para o músico quanto para o designer. A ideia é não trabalhar com um público alvo, evitar a segregação daqueles que procuram aulas de piano. Elementos que sugerem refinamento de imediato, como o uso de cores metálicas, foram postos em segundo plano.

O design desse cartão leva em conta a cor do instrumento (bem como a cor principalmente associada à música orquestral de modo geral), o marrom. Marrom também sugere seriedade e comprometimento, como foi pedido pela cliente.

A opção pelo verniz localizado para os elementos gráficos foi feita para dar um diferencial à peça, adicionando tanto um toque de modernidade quanto de discrição.

A tipografia principal é cursiva, tornando a composição mais feminina e remetendo a uma estilística de requinte. A tipografia secundária tem uma tendência mais modernista que sugere objetividade aliada à estética, à la escola de Bauhaus.

Por fim, a escolha dos elementos gráficos "pauta" e "ritornello" também foi pensada. A pauta na parte da frente para a associação mais direta, e o ritornello na parte de trás, ajudando a compor as informações de contato. Conceitualmente: ritornello é o elemento musical de retorno, assim como a informação para contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário