segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ADEPOLC

Cliente: ADEPOLC, Associação dos Delegados da Polícia Civil de Minas Gerais
Data: Novembro de 2012
Demanda: Atualizaçao da marca, normatização da identidade visual e papelaria básica.

A marca que já existia na ADEPOLC foi um fruto de uma tendência de marcas institucionais que pode ser datada dos anos 50 até meados dos anos 90 quando o design de identidade visual começou a ser mais difundido principalmente no Brasil. Ela seguia um padrão de "mais é mais", intencionando mais a representação do que a comunicação visual e até mesmo o marketing. Isso tornava a marca um elemento gráfico de difícil reprodução e compreensão.


Em 2012, atualizar o design da marca se fez uma necessidade. A questão é que, como na maioria das atualizações de design, o público com o qual se lida é um público que está muito acostumado com aquela marca, um público que desenvolveu ao longo dos anos uma história com aquela marca. Uma mudança drástica, embora possível, seria extremamente condicional.

Marca antiga da ADEPOLC, base para
a atualização do design.
Foi feito um estudo de comunicação visual para se compreender quais eram os símbolos comunicacionais chave presentes na marca antiga e, depois disso, outro estudo para se reinterpretar esses símbolos em elementos visuais mais modernos e mais claros.

O vermelho e amarelo presentes na marca são cores com forças similares, forças que puxam o olhar do espectador e demandam concentração. Por isso, quando estão juntas são cores que competem uma com a outra pela atenção do espectador. Como o vermelho é mais importante, ele foi escolhido como cor principal, deixando o amarelo livre para ser alterado. O amarelo foi reduzido com sua cor complementar para criar um tom mais dourado. Há de se levar em conta que o distintivo do delegado é dourado num fundo vermelho, o que dá uma margem conceitual para a escolha de cores.

A tipografia é a Helvetica, tipografia escolhida por inúmeras instituições públicas pela sua neutralidade, seriedade e objetividade. Aqui foi feito um jogo utilizando a sua instância condensada (Helvetica Lt Std Cond, Bold Cond e Black Cond).

Os elementos poluentes como as palavras, o mapa de Minas Gerais e a corrente foram todos reduzidos. O mapa foi excluído completamente. Foi dada uma preferência ao triângulo vermelho - símbolo do estado. A corrente foi substituída por um círculo dourado que confere a ideia de proteção dando menos margem para a interpretação de 'prisão', as palavras que estão na marca também foram removidas, sendo substituídas por um círculo interno divido em três que serve tanto graficamente para dar suporte visual ao triângulo, quanto conceitualmente, representando as palavras que foram removidas.

Por fim, fez-se uma divisão dentro do triângulo utilizando sombras de vermelho em quadriláteros que se completam e conferem com suas diagonais a ideia de movimento, renovação, ciclo - que é grande parte do que se valoriza e estimula em uma associação. A sigla da Associação foi incluída em forma de arco acima do ícone e o desmembramento da sigla abaixo do ícone. Assim a marca ficou ainda mais próxima do distintivo do Delegado da Polícia Civil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário