terça-feira, 4 de setembro de 2012

Augsten & Ramalho

Cliente: Augsten & Ramalho Advocacia e Consultoria
Data: Junho de 2012
Demanda: Criação de marca e cartão de visita

Criação de marca para o setor de direito é desestimulante para alguns designers. Devido ao excesso de normatização e proibições quanto à comunicação visual desse setor, grande parte da criatividade do designer é, se não retida, condicionada.

A questão que fica em pauta, portanto, é: como criar uma marca que atenda ao enquadramento das normas do direito, mas que também seja expressiva no mercado?

A resposta depende do profissional, mas o que funcionou para a Augsten & Ramalho foi a manutenção do visual tradicional do gênero (tipografia serifada, horizontalidade e cores escuras) agregado a elementos ergonômicos fundamentalmente funcionais.

Dessa forma, o & ("ampersand", "e cormercial" ou "sinal tironiano") sobressai-se para funcionar tanto como ele mesmo quanto como elemento de direcionamento do design. Além de compor a tipografia, elevando-a à característica de logotipo, ele dita as regras de um visual clássico que conversa com a modernidade da curva.

O vermelho conhecido como cor símbolo do Direito é acrescido de preto, elemento da seriedade, transformando-o, assim, em vermelho escuro ou vinho. Aliado ao amarelo, a cor do intelectual, em sua mistura com o branco, cria-se uma harmonia de semelhantes conceituais. O infatuado, porém responsável e o inteligente, leve e discreto. O vinho e o champanhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário